INTELIGÊNCIA TRIÁRQUICA
A teoria da inteligência em três níveis é uma abordagem para descrever e explicar a inteligência humana desenvolvida pelo psicólogo americano Robert Sternberg. Esta teoria argumenta que a inteligência consiste em três componentes principais:
1 - A inteligência analítica ou a componente académica, que inclui a capacidade de analisar informação, resolver problemas e executar tarefas que requerem pensamento lógico.
2 - Inteligência criativa ou a componente criativa, a qual se refere à capacidade de gerar soluções novas e originais para problemas e ao pensamento criativo.
3 - A inteligência prática ou a componente prática: envolve a capacidade de aplicar o conhecimento a situações da vida real e de se adaptar às exigências do ambiente.
De acordo com a teoria dos três níveis, a inteligência é mais do que o QI ou a pontuação em testes de inteligência normalizados. Em vez disso, a inteligência é uma combinação destes três aspectos inter-relacionados e interdependentes que trabalham em conjunto para permitir a um indivíduo ter sucesso numa variedade de tarefas e situações.