EXPRINÊNCIA "BOBO DOLL" DE BANDURA


A experiência "bobo doll" de Albert Bandura em 1961, teve o  objetivo de  testar a sua teoria da aprendizagem social e acabou por ser um dos mais famosos experimentos da psicologia.

A experiencia consistia em dividir um grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos em 2 grupos: 

O primeiro grupo assistiu um adulto agressivo a brincar contra o "bobo doll" , que era um palhaço insuflável, onde o adulto dava socos, murros, pontapés durante 20 minutos

O outro grupo assistiu a um adulto a brincar com brinquedos não agressivos que se encontravam na sala e ignorando o "bobo doll".

Depois de assistir aos adultos, as crianças foram levadas para a mesma sala onde assistiram a ação.

Após a experiência, os cientistas concluíram que as crianças que assistiram o adulto agressivo tinham mais tendência a brincar com o "bobo doll" do que as crianças que assistiram o adulto não-agressivo brincaram com outros objetos da sala

Conclui-se assim que a aprendizagem por observação aconteceu, comprovando a teoria de Bandura, e a importância dos exemplos práticos que devemos dar, pois as crianças tendem a imitar as ações que observam em casa, principalmente se forem recompensados ou não punidos.

O ditado "faz o que eu digo, mas não faças o que eu faço" torna-se através desta teoria algo irónico porque irá ter por princípio a ação contrária ao que a pessoa quer, pois o ser humano tende a imitar o que vê e não o que ouve.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.

Os cookies essenciais são fundamentais para o funcionamento seguro e correto do nosso site e para o processo de registo.
Os cookies funcionais guardam as suas preferências no nosso site e permitem a sua personalização.
Os cookies de desempenho monitorizam o desempenho do nosso site.
Os cookies de marketing permitem-nos medir a analisar o desempenho do nosso site.