TEORIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL DE KOHLBERG

A teoria do desenvolvimento moral criada por Lawrence Kohlberg  tem como objetivo  explicar como as pessoas desenvolvem o seu senso de moralidade ao longo do tempo, para isso criou 6 estágios, agrupados em 3 níveis:

Nível pré-convencional(3-7 anos): Raciocínio moral  baseados em recompensas ou punições

     1.      Evitar punições- As ações morais vão depender se vai existir alguma punição ou não;

     2.      Interesses próprios- As  ações morais vão depender se vai existir alguma recompensa ou não;

Nível convencional(8-13 anos): Raciocínio moral baseado  em éticas externas

    3.      Atitude de boa pessoa- As ações morais vão depender se vai existir alguma relação social;

    4.      Leis e ordens morais- As ações morais vão depender da norma das leis;

Nível pós-convencional(«14  anos): Raciocínio moral baseado em éticas pessoais

     5.     Contratos sociais- As ações morais vão depender da proteção dos direitos humanos e na promoção do bem-estar social;

     6.    Princípios- As ações morais vão depender dos princípios éticos universais que são aplicáveis a todas as situações.

Kohlberg defende que a maioria das pessoas atinge o nível convencional, porém poucos atingem o nível pós-convencional  

Críticas à teoria:

  • Sobre enfatizou a filosofia ocidental
  • O raciocínio moral não leva necessariamente a um comportamento moral 
  • A justiça não é o único aspeto do raciocínio moral a considerar
  • não leva em conta as diferenças de género e falha em reconhecer a perspectiva feminina no desenvolvimento moral.(teoria  da justiça cuidadosa de Gilligan) 
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