TEORIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL DE KOHLBERG
A teoria do desenvolvimento moral criada por Lawrence Kohlberg tem como objetivo explicar como as pessoas desenvolvem o seu senso de moralidade ao longo do tempo, para isso criou 6 estágios, agrupados em 3 níveis:
Nível pré-convencional(3-7 anos): Raciocínio moral baseados em recompensas ou punições
1. Evitar punições- As ações morais vão depender se vai existir alguma punição ou não;
2. Interesses próprios- As ações morais vão depender se vai existir alguma recompensa ou não;
Nível convencional(8-13 anos): Raciocínio moral baseado em éticas externas
3. Atitude de boa pessoa- As ações morais vão depender se vai existir alguma relação social;
4. Leis e ordens morais- As ações morais vão depender da norma das leis;
Nível pós-convencional(«14 anos): Raciocínio moral baseado em éticas pessoais
5. Contratos sociais- As ações morais vão depender da proteção dos direitos humanos e na promoção do bem-estar social;
6. Princípios- As ações morais vão depender dos princípios éticos universais que são aplicáveis a todas as situações.
Kohlberg defende que a maioria das pessoas atinge o nível convencional, porém poucos atingem o nível pós-convencional
Críticas à teoria:
- Sobre enfatizou a filosofia ocidental
- O raciocínio moral não leva necessariamente a um comportamento moral
- A justiça não é o único aspeto do raciocínio moral a considerar
- não leva em conta as diferenças de género e falha em reconhecer a perspectiva feminina no desenvolvimento moral.(teoria da justiça cuidadosa de Gilligan)
