TEORIA SOCIAL BADURA

A teoria da aprendizagem social de Albert Badura é uma teoria psicológica que estuda o quanto os indivíduos causam efeitos uns nos outros na questão da aprendizagem, seja de forma negativa como positivamente. O estado mental interno daquele que está aprendendo, desempenha um papel fundamental no processo de absorção de conhecimento.

Segundo Badura, as pessoas aprendem coisas novas através da observação, geralmente através de alguém que consideram como "exemplo", podendo ser os pais, treinadores, através das ações que os vêm a fazer geralmente, tanto na internet com os "digital influencers" que cada vez torna-se um problema maior para as novas gerações.

A teoria enfatiza a importância do reforço e da punição na aprendizagem, quando as pessoas são recompensadas tanto com elogios como por algo físico por um comportamento, existe uma vontade maior para voltar a realizar a ação, contrariamente se forem castigas , irão perder a vontade de executar a ação

A teoria ocorre pelo meio de 4 processos:

  1. Observação: a pessoa observa a realização de alguma tarefa ou comportamento e o seu resultado;

  2. Retenção: a pessoa retém na memória como foi feito e a sua influência;

  3. Reprodução: a pessoa reproduz a memoria numa situação semelhante;

  4. Consequência: a pessoa recebe consequências positivas ou negativas pelo comportamento reproduzido.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.

Os cookies essenciais são fundamentais para o funcionamento seguro e correto do nosso site e para o processo de registo.
Os cookies funcionais guardam as suas preferências no nosso site e permitem a sua personalização.
Os cookies de desempenho monitorizam o desempenho do nosso site.
Os cookies de marketing permitem-nos medir a analisar o desempenho do nosso site.